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Como usar a Comunicação Não Violenta (CNV) para dar um feedback
- 21 de julho de 2023
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Dicas Trabalho e carreira
Quer se tornar um líder mais eficiente e melhorar suas habilidades de comunicação no ambiente de trabalho?
Dar e receber feedbacks é uma atividade constante nas empresas, principalmente se você for um líder.
A CNV, criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, é uma metodologia poderosa que pode transformar suas conversas difíceis em oportunidades de crescimento. Em vez de emitir julgamentos de valor, aprenda a fazer observações concretas que não ofendem e abrem espaço para uma comunicação efetiva.
Ainda não existe uma fórmula mágica para te ensinar do dia para a noite como dar um feedback com compaixão. Mas posso te ensinar como as bases da CNV podem te ajudar a lidar com conversas difíceis.
A CNV é uma metodologia de comunicação criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg para melhorar relacionamentos pessoais e resolver situações críticas de conflito.
Quando essa técnica é aplicada ao ambiente de trabalho, as mensagens se tornam mais claras e objetivas para todos. Algumas dicas práticas:
- Faça observações concretas ao invés de emitir julgamentos de valor. Além da chance de ofender a outra pessoa, julgamentos são sempre recebidos na defensiva, fazendo com que o feedback não seja comunicado corretamente.
Por exemplo, ao invés de falar “você é desatento”, diga “encontrei três informações que precisam ser arrumadas no relatório”.
- Seja específico. Ao invés de falar “eu quero que você tenha mais atenção”, tente “eu quero que você revise os detalhes do seu trabalho antes de me enviar”.
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