Blog
Como podemos mudar o planeta juntos
- 22 de abril de 2020
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Dicas Trabalho e carreira
Eu quero começar me apresentando para que você entenda como podemos mudar o planeta juntos.
O Lucas, meu editor nesta grande aventura de produzir conteúdo online, diz que mudar o planeta é muito forte e as pessoas não entenderão. Mas vou insistir em mudar o planeta com você.
Sou, por formação, jornalista. E fui oficialmente jornalista por quase 30 anos – claro que uma mente curiosa nunca é uma coisa só, mas isso fica para outra hora. Exerço a profissão de especialista em saúde mental, comportamental e emocional. Sou, por vocação, uma apaixonada por levar compaixão para o mundo. Em busca de respostas para o dilema dos atritos, conflitos, diferenças e sofrimentos desnecessários, tornei-me uma eterna estudante de comportamentos para levar compaixão.
Sou extremamente rigorosa em minhas pesquisas e estudos. Quero falar sobre isso para te colocar diante de um novo mapa: o mapa global da comunicação, de onde a maior parte das informações surge.
Quando co-criei o programa Repórter Eco, em 1992, o primeiro programa de televisão a falar de ecologia, meio ambiente e sustentabilidade, a maneira mais potente de divulgar um pensamento, um estilo de vida, uma solução ou uma dúvida sobre como viver neste planeta era a televisão.
Hoje, a internet nos permite um dos feitos mais extraordinários. Com inteligência, sabedoria e consciência, você pode jogar na rede uma ideia, uma dúvida, uma solução, e ajudar milhares de pessoas com seus medos, suas frustrações ou até perguntas que nunca ates foram respondidas.
Então, aqui estou eu com mais de 50 anos e propondo colocar nesta web do bem as informações que venho coletando ao longo da vida. Pesquisas incríveis, cursos e formações ao redor do mundo. Experiências radicais com meu corpo, sempre de forma ética e com muito desejo de compartilhar o que leio, vejo e estudo de vários cientistas e experienciadores da vida.
Eu acredito que eu seja uma tradutora perspicaz de entendimentos complexos. Consigo aprender, utilizar, praticar e depois passar de maneira mais simples, acreditando que você também pode viver grandes experiências.
Quando contamos uma história para um número ilimitado de pessoas, nós simplesmente recebemos muito mais que um novo caminho – nós de fato trocamos aprendizados com milhares de pessoas que antes não existiam em nossas vidas.
Isso, para mim, é o mais extraordinário da vida.
Quanto temos a possibilidade de interagir com pessoas no planeta todo, deixamos de ser um mundinho muito básico para ser um conglomerado extraordinário de trocas de ideias, conhecimentos, testes, sentimentos e tudo que um grande número de pessoas unidas pode fazer.
A Dra. Sanders é uma médica da universidade de Yale, e ela é a consultora e a inspiração para a série House. Ela é uma das cientistas mais respeitadas em diagnósticos não explicados em todo mundo. Ela se considera um Sherlock Homes da medicina. Estou te contando isso porque até ela, que é uma das cientistas mais respeitadas em diagnóstico, utiliza a internet como forma de alcançar um maior número de pessoas e, inclusive, para contar com experiências ao redor do planeta de pessoas que ela não poderia conhecer na sala de seu consultório.
Neste caso, as distâncias terminam e os sonhos, as possibilidades e, de vez em quando, as respostas acontecem, justamente porque estamos em uma rede mundial de comunicação.
Uma das coisas mais importantes na medicina no momento do diagnóstico é a reunião de vários médicos com especialidades diferentes dentro da mesma sala, junto com o paciente. O que é primordial é saber quem está nesta sala. O que a Dra. Sanders propõe na medicina é fantástico. Ela deixou esta suposta “sala” do consultório se tornar uma sala gigante, de tamanho ilimitado. Quanto mais gente, mais experiência.
O que proponho no meu trabalho hoje é exatamente isso. Eu quero convidar você para pesquisar comigo como podemos aumentar em grande escala nossas possibilidades de viver melhor no trabalho e em nossa vida. Já imaginou se você tiver um estudo ainda mais avançado e puder compartilhar comigo, e a gente poder falar sobre isso? Eu acho que compartilhar, colaborar, trocar, são possibilidades de mudar o planeta. E o Lucas a essa hora está se retorcendo todo no chão, desesperado, porque além de querer mudar o planeta eu ainda te convido para mudar o planeta comigo. Rsrsrsr
Eu realmente acredito que crowdsourcing, ou seja, uma criação ou produção que conta com o conhecimento coletivo para desenvolver soluções e criar produtos, seja o nosso grande encontro. Quer dizer, mil cabeças e experiências são melhores que uma.
Você me ajuda?