Blog
Como a criatividade funciona na prática?
- 5 de março de 2021
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Dicas Trabalho e carreira
É inegável que a criatividade é essencial para o desenvolvimento das empresas, desde pequenos negócios até grandes corporações.
Mas como funciona na prática esse poder que nós temos dentro da gente?
Neurobiologicamente falando, a criatividade nada mais é do que olhar para alguma coisa de um jeito diferente. Ou melhor, com uma parte do cérebro diferente.
Um autor que eu gosto muito, o Daniel Pink, tem um livro inteiro explicando esse fenômeno: A Whole New Mind: Why Right-Brainers Will Rule the Future. Nele, o autor explica como o lado esquerdo do cérebro é associado com pensamentos analíticos e lógicos, e o direito é responsável pela empatia e compreensão afetiva.
É essa a chave da mudança que precisamos fazer.
Para te ajudar com isso, separei aqui algumas dicas práticas:
- Pratique exercícios de brainstorming e pense nas soluções mais malucas para o seu problema. Quem diria que um dia poderíamos chamar um carro para nos levar onde a gente quiser através de um botão no celular? Que todas as nossas músicas e filmes estariam dentro do computador, e não na nossa estante? Pense no que está além do momento atual.
- Lembre-se que não existem respostas erradas. Uma grande parte do processo criativo é não ter medo de errar ou da sua ideia não dar certo. Arrisque.
- Tente pensar fora das respostas que você já conhece. Ao invés de tentar melhorar ou construir sobre algo que já existe, busque pensar em alguma coisa que não foi feita antes no contexto que você está pensando.
- Procure inspiração em diferentes fontes: músicas, filmes, livros, mídias sociais, embalagens, propagandas… Vale tudo! É por isso que pessoas criativas bebem em diferentes fontes para enriquecer seu mundo interno e suas ideias.
- Pense no processo e foque no usuário ou cliente do seu serviço. No Design Thinking, um dos passos principais é estudar como os clientes usam o seu serviço, exatamente porque o uso dele na prática pode ser diferente daquele que você imaginou. Junte os inputs dos seus usuários e crie uma solução mais intuitiva para o uso dele.
Para se aprofundar ainda mais no assunto, confira essa lista com 6 TED Talks incríveis sobre esse tema e solte as asas da sua criatividade.
Se quiser receber dicas práticas e insights que podem te ajudar a desenvolver sua produtividade sem perder a saúde e conhecer mais o Biohacking raiz, me siga nas redes sociais em @flavialippi.
Entre também no nosso grupo do Telegram: https://t.me/aequacao