Blog
Biohacking & Otimização da Saúde para qualidade de tomada de decisão de executivos
- 1 de abril de 2020
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Dicas Trabalho e carreira
Eu quero que você se torne cientista de você. Para isso, você precisa se conhecer profundamente.
Isso é Biohacking. Simples assim.
Auto responsabilidade, autoconhecimento, inteligência emocional, gestão de emoção, são todas temas de soft skills que precisam muito do seu conhecimento bioquímico. Por exemplo, bioquimicamente, as pessoas tendem a desistir no meio do caminho. As pessoas exibem uma maior tendência a fazer nas coxas no meio dos processos.
Porque que estou te falando isso? Estar ciente disso já alivia parte da dor de saber que no meio do processo você vai ter uma vontade danada de desistir e entrar em procrastinação. Se você está alerta a esta condição de timing biológico, você vai montar sua linha do tempo de realização moderando as consequências naturais desta queda.
Da mesma forma que a curva de sino é de origem científica, a curva em U também é e representa uma ordem natural como qualquer força da natureza: tempestades, a gravidade ou o impulso humano de comer coisas gostosas mais que coisas saudáveis.
A ciência do Timing tem revelado que os pontos médios exercem efeitos poderosos e peculiares no que fazemos e como fazemos. O ponto médio de nossas vidas ou processos podem ser desastrosos ou estimulantes.
O escritor Daniel Pink chama esses efeitos de declínio ou centelha. Sabendo que você que está chegando perto da curva do meio, você escolhe se quer um efeito positivo ou negativo. Pense que este ponto é um despertar psicológico. Se você ajustar o alarme, você sabe que precisa sair do lugar. Você precisa fazer uma explosão de ponto médio concentrada.
Pontos médios são tanto um fato da vida como uma força da natureza, mas isso não torna os seus efeitos inexoráveis. Nossa maior esperança é de transformar um declínio em uma centelha. Te dou três passos sugeridos pelos cientistas.
Primeiro, fique atento aos pontos médios. Não os deixe invisíveis nas suas decisões. Segundo, use-os para despertar e não para postergar. Terceiro, imagine que você está a apenas um pontinho de distância. Quase chegando lá.