Blog
Você já se sentiu ou se sente infeliz ou estagnado?
- 23 de julho de 2021
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Dicas Trabalho e carreira Vida pessoal
Você fica apavorado de tomar decisões que podem mudar a sua vida por completo e, ao mesmo tempo, se sente frustrado de não evoluir e crescer pessoal e profissionalmente?
Segundo o pesquisador Kevin Daum , colunista da Inc.com, Huffington Post e empreendedor, você é obrigado a tomar em média 35.000 decisões por dia. Se você fizer as contas (e descontando de 8 a 9 horas de sono por dia), são cerca de 2.000 decisões a cada hora, ou uma escolha a cada dois segundos.
Nós humanos somos programados para sentir fadiga de decisão quando enfrentamos muitas opções. Não importa o quão racional você acha que é, você não pode tomar decisão após decisão sem pagar um preço biológico.
- O Atalho Preguiçoso: que é aquele que busca padrões familiares e evita ao máximo sair da zona de conforto, fazendo você tomar decisões imprudentes e agir impulsivamente.
- O Atalho Covarde: que paralisa com o excesso de opções e não faz nada. Ou seja, você decide não decidir.
Uma das primeiras pesquisas a estudar esse fenômeno foi a do Herbert Simon, um economista e psicólogo cognitivo. A pesquisa dele foi publicada em 1955. Desde então, vários autores vem estudando esses vieses da nossa percepção na Economia, Psicologia e Neurociências. Eles explicam que esses erros acontecem com todo mundo porque tem a ver com a maneira como o nosso cérebro processa informação. Não vai achando que você é incrível e que isso não tem nada a ver com você, porque isso está enraizado na nossa biologia.
Bóra mergulhar nos chamados atalhos Preguiçosos do Cérebro.
Os pesquisadores Teck e Hartanto da Singapure Management University, em 2019 reafirmaram que nosso cérebro prefere conclusões rápidas e fáceis ao invés de um raciocínio profundo sobre alguma coisa.
Por muito tempo, pesquisadores e cientistas acreditaram que os humanos tomavam decisões lógicas e bem ponderadas. Nas últimas décadas, no entanto, descobriram uma ampla gama de erros mentais que atrapalham nosso pensamento. A maior parte das nossas escolhas, são emocionais, irracionais e confusas.
Pesquisadores do Instituto Max Planck de Neurociências provam que nosso cérebro inconsciente toma decisões entre 7 e 12 segundos, antes mesmo de você achar que quer fazer alguma coisa.
Nosso sistema de input e output é muito peculiar e organicamente pensado. Imagine agora você me dizendo que é tão racional que nada disso que eu estou te dizendo faz sentido?
É só o seu medo de perder o livre arbítrio.
Os neurocientistas Newell e Shanks, da University College London publicaram na revista científica Behavioral And Brain Sciences, a prova de nós não somos livres para tomar nossas decisões, elas são feitas inconscientemente pelos neurocircuitos do nosso cérebro. Nós recebemos ininterruptamente uma quantidade imensa de informações e por conta das limitações neuroquímicas, é preciso criar atalhos para economizar o máximo possível de energia de pensamento.
Para isso, nosso cérebro é influenciado por experiências anteriores e treinado para encontrar padrões familiares. Ele se baseia em generalidades e regras práticas para ajudá-lo a tomar decisões difíceis rapidamente.
Se quiser receber dicas práticas e insights que podem te ajudar a desenvolver sua produtividade sem perder a saúde e conhecer mais o Biohacking raiz, me siga nas redes sociais em @flavialippi.
Entre também no nosso grupo do Telegram: https://t.me/aequacao
Parabéns Flavia Lippi, como sempre postagens super informativa e lucidativa.
Grato !
Obrigada pelo apoio, Luiz! Um abraço.