Blog
E a Páscoa chegou (e se foi) como uma borboleta
- 6 de maio de 2020
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Dicas Trabalho e carreira Vida pessoal
Nenhum comentário
Esse texto aqui eu escrevi na época da Páscoa, quando a gente não sabia muito bem o que esperar pela frente. E não é que ele continua sendo uma boa reflexão para esse momento?
A Páscoa chegou, e já foi embora. Como você está se sentindo? Acho que estou precisando conversar, assim como você. Ficar assim, sem encontrar amigos, colegas de trabalho, pessoas na rua, dá uma vontade danada de conversar.
Então, resolvi te contar o que estou pensando neste momento, onde ideias sobre ansiedade, angústia e medo podem até trazer uma visão mais positiva do que estamos passando.
Eu fiquei observando uma borboleta por horas. Muitas horas. E então apareceram mais cinco borboletas, e elas ficaram voando bem pertinho umas das outras. Fiquei pensando… elas gostam de estarem juntas. Será que elas vivem em bandos ou vivem sozinhas? Quanto tempo vive uma borboleta?
Existem 160 mil tipos de borboleta, e eu conheci no meu quintal três tipos diferentes. Descobri que elas vivem bem pouco – a maioria vive no máximo quatro semanas, entre procriação, casulo e voo.
Podemos dizer que elas vivem uma quaresma, ou uma espécie de isolamento social, dentro de seus casulos, se autoconhecendo e construindo suas asas. E acredita que tem algumas que vivem apenas 24 horas?
E então, pensei. Deve ser por isso que voam juntas, fazem mergulhos incríveis entre as flores, batem asas se misturando umas com as outras. Elas se divertem nessa fração de vida, quando estão livres, fora do casulo.
E nós, humanos? Estamos em um casulo agora. E isso pode te trazer um pouco de ansiedade. Nós somos dotados de cérebros ultra complexos, cheios de emoção, e estamos inseridos numa estrutura social ultra complexa também.
Fomos criados, educados para acreditar que o ambiente externo é que nos traz oportunidades, e de colocar nosso destino nas mãos do mercado, do patrão, dos pais, da escola, de uma região geográfica, da economia, da loteria e até do universo. E não estamos preparados para compreender que a mudança se dá de dentro para fora.
Um corpo considerável de pesquisas que exploram a natureza da consciência mostra que os pensamentos são capazes de afetar tudo, desde as máquinas mais simples até os seres vivos mais complexos.
Esta evidência sugere que os pensamentos humanos e as nossas intenções são algo físico e químico, com um poder surpreendente para mudar a vida de cada um. Cada pensamento que temos é energia tangível, e contém em si o poder de transformar. Um pensamento não é apenas uma coisa; um pensamento é uma coisa que influencia outras coisas.
Uma das oportunidades que você tem agora é de poder viver como a borboleta.
Um dia cheio de emoções e novidades que você pode encontrar em tudo que fizer, onde você estiver. Com certeza, isso vai diminuir muito sua ansiedade. Seja uma borboleta em seu casulo. Para quiser receber dicas práticas e insights que podem te ajudar a desenvolver sua produtividade sem perder a saúde e conhecer mais o Biohacking raiz, me siga nas redes sociais em @flavialippi. Entre também no nosso grupo do Telegram: https://t.me/aequacao