Blog
Hard skills & Soft skills
- 17 de abril de 2020
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Relacionamentos Trabalho e carreira Vida pessoal
Durante todos estes anos de pesquisa, eu venho descobrindo que a maioria das coisas incríveis que precisamos no dia a dia a gente não aprende na faculdade. Basicamente, o que aprendemos na faculdade é o que a teoria nos obriga a saber para cada diploma, e o que chamamos de hard skills. Todo o resto está fora das salas de aula, que, na sua maioria, são dedicadas a temas técnicos.
Hard skills são habilidades que podem ser quantificadas, que podem ser tangíveis. Por exemplo, como jornalista, preciso saber escrever. Nem bom, nem ruim – eu preciso tecnicamente saber escrever o meu idioma. Claro que tem milhões de outras coisas, mas estou simplificando para você entender o que é tangível. Um economista precisa realmente entender de números, um matemático também.
Quando você faz uma prova, você está sendo testado em hard skills. O que eu considero um treco de louco. Para mim, até hoje as provas para entrar na faculdade e as provas de uma maneira geral são muito limitadas e conseguem realmente apenas avaliar muito levemente a capacidade de alguém. Isso também é um super papo que a gente vai ter ao longo do tempo.
Mas então, o que são essas soft skills? Primeiro que tanto hard skills quanto soft skills são jargões utilizados no mundo corporativo, aquele de Rhs e Headhunters. Por isso, faço questão de resumir para você aqui para que a gente possa descobrir juntos o que já deu certo ou errado para mim e compartilharmos as nossas experiências.
Lembrando que o tema não é novo, mas está sendo hiper valorizado hoje em dia e muito necessário. Para você ter uma ideia, as grandes empresas do mundo contratam hoje 75% por soft skills e apenas 25% por hard skills. Todos os temas já foram amplamente estudados, como, por exemplo, inteligência emocional e inteligências múltiplas.
Soft skills são competências subjetivas, muito difícil de avaliar com métricas. Mas, para nossa alegria, agora voltaram com tudo para o mundo corporativo e profissional, sendo consideradas competências essenciais para o crescimento da sua carreira – e, arrisco a dizer que até das suas relações. Soft skills são características de personalidade que afetam os ambientes, as pessoas e, consequentemente, a produtividade de um time e da empresa toda; e, claro, também afetam e muito a vida da sua família.
Você concorda comigo que é muito mais fácil uma empresa te ensinar uma habilidade técnica que uma habilidade comportamental? Por isso, na hora da contratação você pode ser PhD em marketing digital e não ser contratado pela falta de empatia, gestão de tempo, paciência, não saber se posicionar ou falar não, e outras características de softs skills.
Eu quero te convidar a entrar no meu pequeno mundo de estudos, que já me ocupa há mais de 30 anos. Aqui eu me dedico a soft skills, que inclui muitas coisas que esbarram e até transgridem os estudos em saúde mental, emocional e comportamental.
Eu vou compartilhar com você e quero ouvir suas experiências de como é viver em um mundo com mais soft skills.
Aqui tem alguns exemplos de soft skills que dificilmente você aprendeu a desenvolver na faculdade. Atitude, comunicação, resolução de conflitos, pensamento criativo, pensamento crítico, tomada de decisão, ética, resiliência, flexibilidade, liderança, motivação, netweaving, solução de problemas e outras tantas.
A ótima notícia é que eu me especializei nisso. Tenho como grande mestre meu pai, Dr. Lippi, psiquiatra, e outros grandes cientistas que abriram suas portas para que eu pudesse entrar e criar tantas coisas interessantes, de forma fácil e acessível para você.
Como você já deve ter notado, estou falando de um assunto no qual se você não se autoconhecer, vai ser mais difícil de conseguir aprimorar seus softs skills.
A pergunta que eu quero te fazer agora é a seguinte: você se conhece o suficiente para me responder qual é o gatilho emocional que te faz pular no pescoço de uma pessoa e nem pensar em como responder de uma maneira mais inteligente, suave e com efeitos positivos para ambos?
Se você não sabe minimamente o que dispara um comportamento não saudável, você realmente vai ficar feliz de me conhecer.