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Cuide da sua imagem
- 13 de março de 2017
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Trabalho e carreira
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Tenha claro para onde você vai. Diz o poeta que “um barco sem velas, vai para qualquer lugar onde soprar o vento”. Tenha sempre contigo sua missão e visão de vida, ambos são seu principal amparo na hora de preparar-se para os desafios. Cuidar da sua imagem pessoal e profissional é essencial. Veja algumas dicas que podem ajudar você e sua empresa:
- Viva por seus valores. Você ou sua empresa deve viver por valores. Eles determinam nossa identidade corporativa, que somos.
- Tenha identidade visual. Os valores definem quem somos. A identidade visual permite a leitura externa daquilo que queremos transmitir. Ter identidade visual profissionaliza os serviços e produtos que temos para oferecer e nos coloca em um patamar de seriedade e maturidade empresarial. Como desenvolver identidade visual?
- Elabore uma logomarca. Logomarca é o desenho gráfico que representa o que sua empresa/você tem para oferecer aos clientes. Para isto, você pode procurar uma agência de comunicação/publicidade, um designer gráfico ou uma universidade de publicitários que possua agência experimental e possivelmente desenvolverá seu logo com custos baixíssimos.
- Tenha papelaria. Aplique a logomarca em papel timbrado, assinatura de e-mail, apresentação de PowerPoint e todos os materiais que for apresentar ao cliente. Peça orientação ao profissional que desenvolveu a logo para saber a melhor maneira de aplicá-la.
- Cartão de visita. Ande sempre com ele e não se esqueça de adequá-lo ao que você está oferecendo de serviços.
- Tenha portfólio. Registre de forma agradável seus resultados com outros clientes em um portfólio. Tenha-o sempre atualizado e pronto para envio a qualquer cliente que o solicite. Tenha ainda um portfólio editável, pois, pode ser necessário adequar informações de acordo com o cliente.
- Currículo atualizado. Revise seu currículo. Adeque o modelo utilizado no mercado da forma mais profissional possível. Utilize fontes fáceis de ler e, caso seja extenso, tenha sempre um formato resumo.
- Estabeleça linguagem adequada. Monte seus materiais sempre na linguagem adequada ao seu cliente. No mais, defina seu estilo de comunicação e de escrita, isto se chama “padrão de linguagem”. O padrão também nos identifica como parte da identidade profissional.
- Comunique-se com eficiência. Comunicar é o ato de expressar publicamente o que você tem para oferecer. Mas, comunicar-se com eficiência é comunicar de forma dirigida a quem tem interesse ao que você tem para oferecer.
- Desenvolva um site. Muitíssimo elaborado ou de forma mais simples, decida aparecer na web. Atualmente o mundo se comunica pela internet e os profissionais que não estão neste universo podem ser vistos como ultrapassados ou desconectados da realidade.
- Tenha um blog. Se um site ainda é um investimento alto, desenvolva um blog, ele é totalmente gratuito ou de baixíssimo custo. Ou aproveite para ter um blog dentro do seu site.
- Escreva artigos. Para postar no site, no blog ou enviar para revistas, jornais, etc. Descubra o meio possível e decida começar a ser relevante nos meios de comunicação. Elabore ideias em ensaios, artigos ou crônicas e envie para amigos. Seguramente eles enviarão para outros amigos e outros amigos e assim você pode iniciar uma rede de leitores.
- Faça parte das mídias e redes sociais. Quando bem utilizadas, as redes e mídias sociais tornam-se imensamente úteis. Faça parte das redes onde seu público está presente e mantenha, obviamente, seu perfil sempre atualizado.
- Pense global, atue local. Não importa onde você está, sinta-se pertencendo ao mundo. Empresas e pessoas estão cada vez mais globalizadas e cosmopolitas e de olho nas tendências e questões importantes para o mundo. No entanto, saiba como adequar o global ao local, isto significa adequar à realidade de onde você vive e as questões particulares de cada cidade, empresa, pais, cliente.
- Participe de eventos de interesse. Busque eventos de interesses que são relativos aos seus serviços e produtos. Separe dos seus rendimentos uma % para investir em seminários, mostras, cursos. No mais, esteja também em eventos onde estão seus clientes potenciais. Diz uma música brasileira de Rossi que “o artista tem que ir onde o povo está”.
- Dê palestras. Colabore com universidades e entidades que debatem os assuntos relativos aos seus serviços. Inicialmente prepare coisas simples que você tem segurança e ofereça gratuitamente troca de experiências e informações. Possivelmente, depois de algum tempo, você será mais reconhecido na área, dará visibilidade aos seus serviços e produtos e, até mesmo, começará a ser remunerado também por isso.
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*Texto postado no meu antigo blog em 19/11/2004.