Blog
Cronobiologia e produtividade: o que é e como usar o cronowork a seu favor
- 23 de janeiro de 2025
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Sem categoria

A busca por mais produtividade no trabalho sempre foi um objetivo das organizações, empreendedores e profissionais que desejam entregar mais valor em menos tempo. Empresas enfrentando falta de produtividade de seus colaboradores podem ter um prejuízo de até 1 bilhão de dólares em cinco anos, segundo informações publicadas pela McKinsey.
Porém, cargas de trabalho excessivas resultam em consequências negativas tanto para nossa a produtividade como para a saúde e bem-estar. Um estudo publicado na revista científica Management Research Review mostra uma forte relação entre sobrecarga de trabalho e maiores níveis de turnover nas empresas, além de resultar em exaustão emocional – um dos sintomas da Síndrome de Burnout.
Frente a esse cenário, é essencial que os líderes entendam a biologia dos seus times e saibam como utilizar esse conhecimento para conquistar mais produtividade sem perder a saúde.
Nesse artigo, eu mostro o que é o cronowork, a importância de conhecer a própria biologia e como criar uma rotina que potencialize sua produtividade biológica a partir dos ritmos do seu corpo.
O segredo do sistema de produtividade perfeito
Você já percebeu como parece que nós nunca temos tempo suficiente? Não importa o quanto nós nos organizamos e planejamos, quais aplicativos usamos, existe uma sensação de que estamos sempre atrasados, correndo atrás do prejuízo.
E no pouco tempo que sobra para relaxar, ainda temos um sentimento de culpa. Afinal, a gente deveria estar fazendo alguma coisa da nossa lista infinita de pendências, não é mesmo?
A verdade sobre não ter tempo é que fomos ensinados que a chave para a produtividade está em métodos externos.
Quando percebemos que a lista de papel não está mais funcionando, procuramos aplicativos de produtividade. Trello, Notion, Forest, Google Keep, Slack… A lista é enorme e todos os dias surge uma novidade para “salvar nossa vida”.
A verdade é que, na prática, se não tomarmos cuidado, podemos acabar perdendo mais tempo organizando todos os sistemas do que de fato economizando tempo e melhorando nossa produtividade. Isso vale para qualquer método de gerenciamento de tempo, como Pomodoro, GTD, Matriz de Eisenhower, regra dos 2 minutos, Kanban, e muitos outros por aí.
Não importa o quão bem você os implemente, se isso não for acompanhado de um gerenciamento personalizado da sua rotina, você pode continuar se sentindo sobrecarregado e insatisfeito com a capacidade de realizar tarefas de forma eficaz.
Uma pesquisa publicada em um dos jornais científicos mais importantes do mundo, o PLoS One, mostra que ter um bom gerenciamento do tempo impacta mais o seu bem-estar do que a sua produtividade em si.
Os pesquisadores Brad Aeon, Aïda Faber e Alexandra Panaccio, da Concordia University, em Quebéc, no Canadá, analisaram mais de 10 mil artigos científicos publicados nos últimos anos e concluíram que a felicidade na vida pessoal e profissional está diretamente relacionada à habilidade de gerenciar o seu tempo.
Em outras palavras, não é sobre produtividade. É sobre saber como – e quando – administrar o seu tempo para as tarefas que você prioriza no seu dia a dia.
A verdade é que ferramentas e metodologias podem sim funcionar bem. Mas só vão funcionar se você entender e respeitar o que eu chamo de sistema de produtividade perfeito. Esse sistema é pautado em uma das tecnologias mais legadas do mundo, que também é uma das mais estudadas: a sua biologia.
Nenhuma técnica vai te ajudar a resolver a falta de tempo se você antes não conhecer a si mesmo – mais especificamente, os seus ritmos biológicos. Usar a cronobiologia a seu favor é a base do cronowork.
Cronowork: conhecendo seus ritmos biológicos
A cronobiologia é o campo científico que se dedica ao estudo do tempo biológico. Ou seja, o tempo dos nossos corpos, o relógio natural que todos nós temos.
Essa área da ciência vem sendo estudada desde 1960 e tem inúmeras pesquisas publicadas, como a do pesquisador alemão Till Roenneberg, um dos estudiosos mais renomados da cronobiologia, mostrando que os nossos relógios biológicos afetam inúmeras áreas do nosso corpo, desde a maneira como os nossos genes se manifestam até o nosso padrão de sono.
Isso inclui também a maneira como nós trabalhamos, nossos picos de produtividade e até mesma a hora em que nós somos mais criativos.
É por isso que a melhor estratégia não é seguir um modelo único de produtividade que não leva em consideração nossos ritmos internos, mas sim construir uma agenda personalizada.
O primeiro passo para desenhar uma agenda personalizada é conhecer o seu cronotipo. Hoje em dia, você consegue fazer isso de graça e com precisão científica com testes disponíveis online. Clique aqui para descobrir o seu cronotipo.
Toda a população está dividia em três cronotipos: as cotovias, que são diurnas; as corujas, que são noturnas; e os terceiros pássaros, um tipo misto.
As pessoas diurnas, chamadas de cotovias, são agradáveis e produtivas, de modo geral. Tendem a mais introvertidos, conscienciosos, amáveis, persistentes e se planejam para o futuro. Já as corujas, que são as pessoas mais noturnas, são mais abertas e extrovertidas. De modo geral, são mais impulsivas e tendem a ser mais criativos, além de ter melhor memória.
A maior parte da população está no meio entre esses dois extremos, que são o que chamamos de terceiro pássaro. Essas pessoas não apresentam uma preferência muito marcada por um período do dia e conseguem flexibilizar melhor suas tarefas ao longo do dia.
Organizando sua agenda biológica diária
Agora que você já sabe o seu cronótipo e tem uma noção básica dos seus ritmos biológicos, é possível criar uma agenda biológica diária que prioriza as atividades da sua rotina.
Por exemplo, se você for um engenheiro de software coruja, coloque as tarefas menos essenciais pela manhã, como rotinas administrativas, e realize as tarefas mais estratégicas no final da tarde e à noite.
Agora, se você é cotovia ou terceiro pássaro, não desperdice seu tempo da manhã com e-mails. Deixe para depois das 13h atividades e tarefas menos essenciais.
Um outro exemplo: se você é um líder na sua empresa e precisa marcar uma reunião de brainstorming, prefira o meio da tarde, porque a maioria do seu time tem o cronotipo terceiro pássaro.
A seguir, separei para você um resumo bem geral sobre como montar uma agenda biológica diária e distribuir tarefas administrativas, tomadas de decisão estratégicas e insights ao longo do dia com a ajuda do cronowork.
Espero que essas dicas te ajudem a virar a chave que você precisa para transformar a sua carreira e conquistar produtividade sem perder a saúde.
Quer continuar recebendo insights valiosos sobre Inteligência Biológica e biohacking raiz para uma empresa feliz e lideres produtivos sem perder a saúde mental?
Siga-me nas redes sociais em @flavialippi e embarque nessa jornada de crescimento profissional e pessoal.
Referências
Aeon B, Faber A, Panaccio A. Does Time Management work? A meta-analysis. PLoS ONE. 2021 Jan 11;16(1).
Ali SA, Mujahid K, Umar M. Feel like quitting the job? A causal attribution approach to social and work overload consequences. Management Research Review. 2021 Dec 28.
De Smet A, Mugayar-Baldocchi M, Reich A, Schaninger B. How companies can improve workplace productivity. McKinsey; 2023. Disponível em: https://www.mckinsey.com/capabilities/people-and-organizational-performance/our-insights/some-employees-are-destroying-value-others-are-building-it-do-you-know-the-difference
Roenneberg T, Wirz-Justice A, Merrow M. Life between Clocks: Daily Temporal Patterns of Human Chronotypes. Journal of Biological Rhythms. 2003 Feb;18(1):80–90.