Blog
Como prevenir a ansiedade durante o Coronavírus
- 30 de março de 2020
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Dicas Flávia Lippi
Algumas pessoas estão me solicitando informações sobre efeitos do isolamento. Resolvi resumir de forma prática o que podemos fazer para diminuir a ansiedade.
1 – Scrolling
Evite ler todas as notícias o tempo todo. Escolha uma fonte segura. Se você já sabe como prevenir e como agir em caso de contágio, você já sabe tudo. Não adianta contar o número de infectados – isso não diminui seu risco. Você pode encontrar apenas uma única pessoa e ser contagiado. Portanto, apenas siga as instruções de segurança.
2 – OFF
Não fique off. Ao invés de mandar mensagens, ligue, fale e ouça a voz da outra pessoa. Faça Facetime ou Zoom, vendo uns aos outros. Em termos emocionais, isso é extremamente importante. Eu já indicava antes da crise e agora eu reforço. Seu cérebro se comunica e precisa do sistema cognitivo em ordem, portanto, utilize seus sentidos.
3 – Self-care – Autocuidado
Uma das coisas mais importantes da maturidade é ter autocuidado. Não somos infalíveis, e algumas coisas bem práticas podem ajudar a aumentar sua imunidade. Vou listar algumas delas aqui abaixo:
- Alimentos – Aumente os alimentos antioxidantes. Adicione em sua alimentação frutas ricas em vitamina C, frutas vermelhas, chocolate amargo, alcachofra, café, feijão, chá verde, maça, tomates, folhas verde escuras. Acrescente mais alho, fibras, probióticos.
- Sistema cognitivo – Faça exercícios físicos. Na sala de casa, reserve um espaço e use um aplicativo de ginástica, yoga e meditação, e pratique no mínimo 30 minutos durante o dia.
- Hábitos – Durma. Aumente sua capacidade em cuidar do sono. É ele que melhora a produção de citocinas anti-inflamatórias. Reduza ou elimine álcool e doces, que são os principais redutores de nossos glóbulos brancos, que nos conferem células imunes.
- Suplementos para reforço imunológico – Vitaminas C e D, Glutamina, Zinco, Echinacea.
4 – Cuidado com o efeito manada
O efeito manada prova que você sozinho, com uma opinião própria, pode ser influenciado por um grupo a agir de uma maneira diferente do que pensa por medo de ser excluído daquele grupo. Para você ter uma ideia, se cinco pessoas foram contra a sua ideia, é provável que você mude para não ser excluído, mesmo estado certo.
É por isso que a mídia consegue manipular informações. Você pode até fazer coisas que não gosta tanto para ser aceito. Quando você começa a sentir solidão, como se tudo aquilo que está acontecendo nas redes fosse algo que você deveria ter feito e não fez, você já está sendo arrastado pela manada e sofrendo, pensando “o que as pessoas vão pensar de mim?”. Não tenho, não fiz, não sou, e outros medos.
Normalmente, o cérebro filtra as informações que chegam no córtex. Só que quando está sob estresse, ele fica afrouxado e é aí é que eu, você ou até grandes líderes podem tomar decisões erradas. Uma das coisas do estresse é o medo e o cansaço.
Meditar, ficar calmo e tranquilo, diminui a suscetibilidade à manobra de manipulação.
Eu tenho as mesmas emoções que você. Talvez o que difere o meu nível de ansiedade do seu é a forma como lido com as emoções.