Blog
Como o conhecimento de cronobiologia pode transformar a sua carreira no próximo ano
- 18 de dezembro de 2023
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Trabalho e carreira Vida pessoal
São várias habilidades necessárias para avançar na sua carreira e conquistar os seus objetivos profissionais. Mas independentemente da sua área, um dos assuntos que você precisa dominar é a sua inteligência biológica.
Se você tem dificuldade para manter a concentração durante um dia de trabalho, percebe seus pensamentos divagando, não consegue finalizar suas tarefas e se sente constantemente sobrecarregado, esse conhecimento pode fazer toda a diferença na sua rotina e transformar a sua carreira.
No artigo de hoje, eu vou te mostrar como você pode rever alguns hábitos que estão destruindo a produtividade e acabando com a sua saúde a partir da cronobiologia, a ciência do seu timing interno.
O que é a cronobiologia
A cronobiologia é um campo científico que se dedica ao estudo do tempo biológico. Ou seja, o tempo dos nossos corpos, o relógio natural que todos nós temos.
Essa área da ciência vem sendo estudada desde 1960 e tem inúmeras pesquisas, como a do pesquisador alemão Till Roenneberg, um dos estudiosos mais renomados da cronobiologia, mostrando que os nossos relógios biológicos afetam inúmeras áreas do nosso corpo, desde a maneira como os nossos genes se manifestam até o nosso padrão de sono.
E sim, a maneira como nós trabalhamos, nossos picos de produtividade e até mesma a hora em que nós somos mais criativos são influenciados pela cronobiologia.
Quando tentamos seguir um modelo único de produtividade que não leva em consideração nossos ritmos internos, corremos o risco de nos sentirmos desgastados e improdutivos.
A importância de usar a cronobiologia no dia a dia
Imagina a seguinte situação. Você está no trabalho, depois do almoço, e tem uma reunião importante com a liderança no final do dia onde vai fazer uma apresentação de resultados.
Mesmo sabendo que precisa ajustar os últimos detalhes da apresentação, você sente dificuldade em manter a concentração em uma tarefa. Aparecem pensamentos aleatórios de coisas que tem para fazer, tipo ir no mercado, pegar seu filho na escola, boletos.
São milhares de coisas que 10 segundos depois que elas passaram pela sua cabeça, você esquece. É um ciclo onde você lembra, esquece, lembra, esquece, e nunca tem muita clareza do que exatamente você precisa fazer.
Isso porque, na verdade, você está ocupando seu tempo apagando incêndios e resolvendo situações urgentes que já deveriam estar finalizadas.
E você sabia que isso impacta diretamente o seu bem-estar?
Tem uma pesquisa muito famosa sobre esse assunto de dois pesquisadores da Universidade Harvard, uma das mais renomadas do mundo. O Matthew Killingsworth e seu colega, Daniel Gilbert, identificaram que nós não estamos focados durante quase metade do tempo que estamos acordados.
Ou seja, se você é como a maioria das pessoas e fica acordado 16 horas por dia, isso significa que está distraído durante 8 horas.
E não é só quando estamos no trabalho e queremos escapar para uma praia, pensando nas férias!
A pesquisa mostra que nós raramente estamos prestando atenção no momento presente, e isso tem um custo altíssimo para as nossas emoções, já que a distração está diretamente ligada a maiores níveis de infelicidade.
Agora, imagina que essa urgência toda não acaba.
Você tem uma pilha aparentemente infinita de tarefas e compromissos, todas são prioridades e todas são urgentes. São projetos no trabalho, responsabilidades em casa, prazos se aproximando e a pressão constante de cumprir com todas essas obrigações.
Mas, ao invés de ser produtivo, a sobrecarga pode paralisar e você fica com a sensação de estar preso em um labirinto de responsabilidades sem fim.
Você se pergunta: “O que é mais importante? Por onde devo começar? Como posso fazer tudo isso em tempo hábil? O que é realmente uma prioridade?”.
Em 2022, pesquisadores coreanos publicaram na revista científica Administrative Sciences que a sobrecarga de tarefas no trabalho contribui – e muito – para o estresse no trabalho, além de impactar negativamente a nossa motivação. Isso vira um ciclo vicioso, onde não temos motivação para sermos produtivos e as tarefas só acumulam ainda mais…
Aposto que você já viveu uma situação parecida com essa, é ou não é?
Na tentativa de solucionar a sobrecarga de tarefas, você salta de uma atividade para outra, sem um plano claro em mente. Durante o dia, você está sempre tentando administrar múltiplas demandas, pulando entre uma tarefa e outra, mas concluindo poucas.
É como se você estivesse correndo em uma esteira, mas não importa o quão rápido você corra, nunca chega a lugar nenhum.
Isso cria uma sensação de estar sempre ocupado, mas raramente ser produtivo.
Se isso é um problema para você que te impede de crescer na sua carreira, anota essa dica que eu vou te dar.
Ao invés de trabalhar contra o ritmo natural do seu corpo e ainda acabar com a sua saúde enquanto você não atinge os resultados que gostaria, você precisa conhecer os seus picos naturais de energia e organizar uma agenda biológica para o seu trabalho.
O primeiro passo é conhecer o seu cronótipo. Com isso, você descobre também os horários em que é mais produtivo e passa a usar a sua biologia a seu favor.
Vou disponibilizar um teste científico para você fazer isso nesse link.
Espero que esse seja o começo de uma jornada onde você aprenda a ouvir mais o seu corpo e se torne cientista de si mesmo.
Quer continuar recebendo insights valiosos sobre Inteligência Biológica e biohacking raiz para uma empresa feliz e lideres produtivos sem perder a saúde mental?
Siga-me nas redes sociais em @flavialippi e embarque nessa jornada de crescimento profissional e pessoal.