Blog
A Grande Virada
- 3 de abril de 2020
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Dicas Vida pessoal
Na virada do ano de 2019 pra 2020, eu escrevi esse texto. O que será que mudou na sua cabeça de lá para cá?
Que 2020 seja mais extraordinário que 2019.
Todo final de ano, já perto do Natal, fico pensando porque as pessoas se abraçam, pulam e se vestem de branco para a virada do ano.
Na minha opinião, a virada do ano deveria ser diária.
Pense bem. No Natal e final de ano, pessoas que nunca se viram, se viram pouco ou até mesmo se viram cotidianamente e não deram a menor importância umas para as outras, se beijam e se abraçam…
Pulam juntas, celebram, vestem a mesma cor de roupa, se sentem unidas pela festa e, no final das contas, passam o próximo ano sem ao menos ligarem umas para as outras para saber como anda a vida.
A grande virada está no dia-a-dia.
Tente fazer uma rotina diária que contemple a alegria da convivência.
Recebi este ano alguns e-mails perguntando exatamente sobre a ideia de contemplar uma vida feliz.
Como todo mundo, tenho meus altos e baixos e também me pego esquecendo de fazer a grande virada.
E ainda tem a frase de sempre que serve como promessa de Natal e Ano Novo:
VOU MUDAR DE VIDA.
Quantas vezes já ouvimos numa conversa ou outra alguém que mudou de vida?
Já ouvi casos de professoras de yoga que cansaram da vida tranquila e se tornaram grandes executivas, e já ouvi casos de grandes executivos que se cansaram e montaram uma pequena pousada numa praia qualquer.
Pois é. Neste mundo líquido, tudo se transforma rapidamente.
Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, define vida líquida como uma sociedade em que as condições sob as quais agem seus membros mudam num tempo mais curto do que o necessário para a consolidação, em hábitos e rotinas, das formas de agir.
A liquidez da vida e da sociedade se alimentam e se revigoram mutuamente. A vida líquida, assim como a sociedade, não consegue manter a forma ou permanecer em seu curso por muito tempo.
Em suma: a vida líquida é uma vida precária, vivida em condições de incerteza constante. As preocupações mais intensas e obstinadas que assombram este tipo de vida são os temores de ser pego tirando uma soneca, não conseguir acompanhar a rapidez dos eventos, ficar para trás, deixar passar as datas de vencimento, ficar sobrecarregado de bens agora indesejáveis, perder o momento de que pede mudança e mudar de rumo antes de tomar um caminho sem volta.
A vida líquida é uma sucessão de reinícios, e precisamente por isso é que os finais rápidos e indolores, sem os quais reiniciar seria inimaginável, tendem a ser os momentos mais desafiadores e as dores de cabeça mais inquietantes.
Entre as artes da vida líquido-moderna e as habilidades necessárias para praticá-las, livrar-se das coisas tem prioridade em adquirir.
Para mim, além de tudo isso, mudar de vida ou fazer a grande virada passa também por uma rotina diária saudável que devemos seguir para que nosso corpo responda com alegria às nossas emoções.
Uma rotina diária começa na mente. Uma mente saudável é a porta de entrada para um corpo saudável, que é o nosso templo.
Um dia lindo começa com um sorriso, um agradecimento, um sonho e uma decisão: de fazer daquele dia o melhor dia de sua vida.
Se alimente corretamente, tenha consciência na hora da escolha de seu alimento. Procure se informar sobre as qualidades e características deste alimento. Procure comer apenas o suficiente, não sinta fome, mas também não sinta culpa pelo excesso. O suficiente é sempre a melhor medida.
Movimente-se, escolha algo que a faça sorrir, que lhe traga saúde e também alegria. Pratique Yoga, faça uma caminhada, escolha um esporte, encontre amigos.
Faça de seu trabalho seu verdadeiro ofício. Lembre-se: o melhor trabalho é aquele que escolhemos fazer. Faça escolhas, crie metas, mude rumos.
Esta é uma rotina saudável que nos faz lembrar que o dia pode terminar tão bem quanto começou.
E já que estamos no final do ano, não custa nada desejar – UMA LINDA E LONGA VIRADA DE VIDA.
(escrito por mim em 2012 e ainda considero pertinente e atual)