Blog
Como líderes podem promover resiliência durante momentos de crise?
- 18 de setembro de 2023
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Trabalho e carreira
Não há dúvidas de que estamos vivendo em um período de turbulência e transformação sem precedentes. Porém, é também um momento de mudanças e transformações profundas na maneira como nos relacionamos com o trabalho, com a vida e com nós mesmos.
Diante desse cenário, os líderes desempenham um papel fundamental na promoção da resiliência em suas equipes – seja em momentos de crise ou estabilidade.
Nesse artigo, eu compartilho três pontos essenciais para líderes que desejam trabalhar essa habilidade em seus times e desenvolver seus talentos.
Um estudo recente publicado na Harvard Business Review destacou três pontos essenciais para que líderes consigam incentivar resiliência em suas equipes.
1. Seja transparente e honesto
A primeira chave para promover a resiliência é não mascarar os fatos, simples assim.
Mas vamos combinar que é mais fácil dizer do que falar, não é mesmo?
A comunicação clara e honesta sobre a situação atual e os desafios enfrentados é crucial para desenvolver a confiança entre o líder e os membros da equipe, mesmo que as informações não sejam positivas.
Muitas pessoas podem achar que receber más notícias é algo ruim, e por isso não compartilham informações essenciais sobre o trabalho.
Mas na verdade, é o contrário.
O medo do desconhecido é uma fonte significativa de ansiedade, e a incerteza sobre o futuro pode corroer a confiança de qualquer equipe de dentro para fora. Portanto, é fundamental que os líderes sejam transparentes ao compartilhar informações sobre o cenário enfrentado pela empresa ou equipe.
2. Pratique a adaptabilidade
Em tempos de crise, não podemos simplesmente voltar algumas casas e voltar a fazer as coisas como elas eram.
Afinal, o novo normal veio para ficar e acelerou ainda mais os desafios do mundo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível).
Eu costumo brincar que a incerteza é a única certeza da vida rsrs.
Por isso, os líderes eficazes devem estar preparados para ter conversas difíceis e implementar mudanças nos processos e fluxos de trabalho, com o objetivo de alcançar mais resultados com menos recursos.
Porém, lembre-se sempre que mudanças repentinas não explicadas podem gerar ansiedade na sua equipe. Sempre que possível, comunique claramente as justificativas e motivos necessários para a tomada de decisão tomada.
3. Exerça a empatia e incentive a confiança
A terceira peça desse quebra-cabeça é a empatia e a confiança, dois pilares essenciais para que a resiliência possa ser praticada dentro das empresas.
Como líder, é necessário saber que cada membro da sua equipe enfrenta desafios e pressões. Aquilo que você conhece é apenas a ponta do iceberg – seja na esfera pessoal ou profissional.
Justamente por isso, é crucial que os líderes estejam dispostos a ouvir, compreender e apoiar as necessidades, forças e desejos de cada um de seus colaboradores.
A confiança é construída na prática e no dia a dia do trabalho, quando os líderes demonstram que estão genuinamente preocupados com o bem-estar de suas equipes.
Segundo um estudo publicado na Harvard Business Review, o medo do desconhecido causa incerteza e ansiedade em todos nós.
Por isso, o melhor caminho nessas situações é uma comunicação clara sobre os riscos enfrentados e como lidar com eles. Esse TED Talk da Roselinde Torres é uma ótima introdução ao tema de liderança para o cenário incerto que estamos vivendo hoje.
Se quiser receber dicas práticas e insights que podem te ajudar a desenvolver sua produtividade sem perder a saúde e conhecer mais o Biohacking raiz, me siga nas redes sociais em @flavialippi.