Blog
Back to Basics
- 3 de julho de 2020
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Flávia Lippi Trabalho e carreira Vida pessoal
Doutorado se aprende em casa.
Tenho ficado muito impressionada — e digo, mal impressionada — com as atitudes básicas de um número razoável de pessoas. Faço parte de um grupo no LinkedIn de mentores voluntários para desenvolvimento de carreiras, e tenho como maior dedicação na vida a sustentabilidade humana.
Sou uma consultora em saúde mental, comportamental e emocional dentro dos ambientes de trabalho. Conhecida por ser a Mentora dos CEOs. São mais de 25 anos de carreira. Isso importa? Não muito.
Quando digo back to the basics, vou te explicar o que vejo.
Volte para a casa de seus pais e seja educado novamente. Educação de base. Aquela que deveria ter tido dentro da sua casa para só depois você desejar um doutorado da Universidade de Harvard.
Vou dividir em apenas 10 temas para o caminho ficar bem claro e proponho uma jornada back to the basics para quem quer realmente ter uma carreira e uma vida relevantes.
1 — Assuma
Assuma que errou, assuma que não sabe, assuma que nunca ouviu falar, assuma quem você é, assuma o que gosta, assuma o orgulho, assuma o que não quer, assuma o que fez, assuma suas prioridades; assuma a sua vida.
2 — Pare de Terceirizar sua Vida
Acorde e arrume sua cama, lave sua roupa, lave o copo que acabou de usar, lave o banheiro que você usa, passe um pano em sua casa, mantenha seu armário organizado, seja no mínimo independente na sua própria vida. Ah, já faz tudo isso? Então, agora sim você pode contratar uma ajudante.
3 — Cuide-se
Aprenda a comer. Não é comprar alimentos industrializados nas prateleiras. Aprenda a fazer a sua própria comida. Saiba escolher o seu alimento. Saiba fazer o prato que você mais gosta. Saiba fazer uma variedade de pratos que satisfaçam seu desejo de paladar.
Aproveitando esse tema, você pode escolher seus médicos e terapeutas. Inclusive, você pode ligar para eles e marcar sua consulta.
Saiba responder perguntas básicas sem que a resposta seja “normal”. Por exemplo: como você se alimenta? “Uai, normal, né, Dra.” Isso não é resposta. Isso quer dizer: não tenho a mínima ideia de quem sou eu ou o que consumo para viver.
4 — “Walk What You Talk”
Estudar é super importante. Teorias são incríveis. Mas, por favor, seja no mínimo honesto e pratique o que você leu, estudou ou ouviu. Você ainda não experienciou a sua realidade. Portanto, seja ao menos coerente.
Se quer respeito, respeite.
Vamos lá, agora de um jeito mais simples. Imagina essa situação: eu já te disse milhões de vezes que é preciso colocar água uma vez por semana nesta planta. Entendido. Agora, me explique porque cargas d’agua você nunca lembra de molhar a sua planta?
Não me venha com uma pilha de diplomas, cursos, workshops, palestras, se você é simplesmente um estudante, acumulador de novidades e de orelhas de livros. Pratique a coisa toda, se motive com as descobertas e com seus erros, tenha dignidade, transparência e coerência.
5 — Aprenda as Palavras Mágicas
Bom dia, obrigada, por favor. Não tem mistério. Todas as pessoas devem ser tratadas com igual carinho e dedicação. Essas palavrinhas não são decorebas ou jogadas ao vento. São segundos de dedicação ao próximo.
6 — Empatia (a palavra da moda)
Você já parou para notar o que machuca as pessoas que estão mais próximas de você? Você sabe como a sua mãe ou aquele seu amigo se sentiu em muitos momentos em que eles estavam aéreos e você falando sem parar na orelha deles?
Se volte para a sua vida. Olhe para o lado e veja que o outro sofre também, tem medos, necessidades, desejos e sonhos, igual a você. Dê um abraço nessa pessoa e diga: estamos juntos nessa, conte comigo para o que precisar.
7 — Saiba o Valor do Dinheiro
Se mantenha com o que você ganha. Tenha bom senso com o que você gasta. Saiba fazer contas mínimas. Saiba o que é prioridade na sua vida. Saiba para quem, para que e onde pedir conselhos financeiros. Pague sua conta com um sorriso no rosto e saiba o que lhe fez conquistar aquele momento.
Dê valor ao que tem valor. Saiba que o necessário é bem menos do que aquilo que você deve sem necessidade.
8 — Retribua
Se alguém te der uma oportunidade, retribua. Seja leal, seja ético, seja parceiro. Não é só retribuir um favor. É retribuir o gesto de dedicação com generosidade.
Não tire proveito das suas relações. Faça amigos. Faça companheiros de jornada.
9 — Deixe a Guerra para os Fracos
Aprendi de uma cliente que no Taoísmo o mais importante é entrar no mundo sem causar danos.
Portanto, basicamente, seja paz.
Não crie situações de guerra para que você seja o salvador da pátria. Evite mecanismos de distorções da realidade. Pare de disputar o tempo todo, com todo mundo. Evite atritos só por achar interessante ver o circo pegar fogo. Pare de falar coisas que colocam medo nas pessoas e faz com que elas não saibam lidar com suas opiniões.
E por fim, mas não por último:
10 — Pare de Atribuir às Coisas o Valor de sua Personalidade
Você não precisa ter um carro X, uma bolsa Y ou frequentar tal lugar para ser alguém.
Se você minimamente se cuidar, evitar colocar a si mesmo e aos outros em risco, ter calma e prestar atenção nos sinais da vida, ser solidário, agir pela ética e generosidade e souber parar na hora de parar, aceitar o que deve ser aceito e lutar pelo que deve ser conquistado, você já está meio caminho adiante de muitas das pessoas sentadas ao seu lado.
Boa sorte e, por favor, back to the basics antes de me dizer que está sonhando com algo que você nem mesmo sabe o que significa.
Para quiser receber dicas práticas e insights que podem te ajudar a desenvolver sua produtividade sem perder a saúde e conhecer mais o Biohacking raiz, me siga nas redes sociais em @flavialippi. Entre também no nosso grupo do Telegram: https://t.me/aequacao