Blog
A sabedoria e a ignorância
- 8 de maio de 2017
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Vida pessoal
Sábio é aquele que traz a luz do conhecimento para o dia a dia, para a prática, e com humildade. A maturidade e a experiência podem te ajudar, mas acho que alcançar a sabedoria é um mistério. Os sábios dizem que o mais importante é aprender a ouvir e prestar atenção. Ter foco. Eu costumo dizer que uma pessoa com foco vale mais do que uma equipe desatenta. Quem tem foco vai lá e faz. O caminho pode estar aí, em você olhar uma coisa, pensar: o que eu alcanço disso? E então ir lá e fazer. Acho também que a sabedoria está numa execução humilde, mais do que numa inteligência específica.
A ignorância é mais do que o oposto da sabedoria, e é pior, é ruim, é muito prejudicial e contrária a qualquer possibilidade de crescimento, de progresso, de melhora de vida. Ignorância é ir para longe do entendimento. Não falo da ignorância com a qual todos nascem, mas daquela que persiste por preguiça ou falta de iniciativa. O ignorante não aceita o crescimento, não se preocupa em desenvolver as habilidades e o conhecimento.
Se o caminho para a sabedoria é difícil e quase desconhecido, talvez o primeiro passo seja lutar contra a própria ignorância. Hoje, o mundo cheio de informação e possibilidades não permite que quem queira não aprenda nada. Ignorante é quem não quer saber.