Blog
O inimigo é um produto da mente
- 4 de janeiro de 2017
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Vida pessoal

Os orientais sabem melhor que nós como encontrar as informações mais internas de nossa mente. Eles são criados para meditar, para alcançar uma felicidade plena, projetada nesse espelho que é nossa alma.
Quando definimos como olhar para frente, colocamos a busca da autonomia de nossa mente em primeiro lugar. Viver de forma iluminada é o motivo mais importante para não desperdiçarmos a vida. Nossa mente é o reflexo desse espelho. Ela surgiu com a união de causas e condições da vida. Orgulho, inveja, ignorância, que geralmente atribuímos ao inimigo, são frutos de nosso estado e mudam conforme as condições que vivemos.
Quando nossa mente registra condições do passado, aquela impressão é levada para nosso estado atual e espelhamos novamente naquele momento. O inimigo é um produto da mente. Quando não temos condições de controlar a mente seja pela meditação ou pela psicologia, não a protegemos e assim surge a raiva causada por impressões deixadas pelo passado e pela necessidade externa de encontrar um objeto indesejável causador daquela sensação.
A mente é responsável pela maneira como encaramos essa raiva, esse choque. É ela que dá essa interpretação negativa do momento se você não tem claro que é preciso mudar o foco de sua mente. Se você conseguir prestar atenção nos seus passos, vai observar que seu inimigo e aquilo que você luta contra, são na verdade criações de sua mente. A raiva surge pela falta de condição de trabalhar a mente em iluminação e de forma paciente. Só a paciência é capaz de transformar uma experiência negativa numa experiência positiva.
Cadastre-se no meu site para receber dicas e inspirações sobre trabalho e bem viver: www.flavialippi.com.br
*Texto postado no meu antigo blog em 29/11/2004.