Blog
Homem ideal
- 11 de janeiro de 2017
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Relacionamentos Vida pessoal
Existe homem ideal? Quer dizer existe gente ideal? Ah, esse conceito de ser ideal já é complicado desde a teoria. Imagina se a gente começa a fazer a lista de como é um parceiro ideal. Vou falar de homem porque em tese é, minha cara metade.
Gosto muito de ler sobre comportamento e nessa caminhada li um livro chamado Marketing to Woman, de Martha Barletta que consegue fazer uma análise das diferenças de atitude entre homens e mulheres. Como estamos falando de homem ideal, resolvi citar esta passagem para deixar claro, que o papo pode ser mais cabeça do que a gente imagina. Para começar, ideal é aquilo que a gente acha que é bom do nosso jeito. Então cientificamente já será impossível de achar a tal cara metade.
Segundo a autora do livro, as mulheres valorizam pessoas e time, já os homens valorizam seu crescimento individual. Então é claro que numa casa onde existe, pai, mãe, filhos, às vezes sogra e amigos, a mulher lidera por enxergar o time. Mas nós queremos um homem ideal, que olhe o todo da casa, o problema de cada um, e que no final veja como é eficiente nossa administração doméstica. Nós conseguimos pensar em várias coisas ao mesmo tempo e temos a capacidade de integrar coisas novas, já eles pensam em uma coisa de cada vez. Aí eles chegam em casa cansados do trabalho como nós, e pedimos para dar atenção ao filhote mais novo que está carente, consertar a antena de tv que caiu com a chuva e dar um beijinho de boa noite já que fazem semanas que não conseguimos passar umas horas juntinhos. VOCÊ ACHA QUE ELE CONSEGUE MESMO??? Claro que não, a gente é que consegue e lá vai o homem ideal para o brejo de novo.
A vida é como um quebra cabeça, e nós mulheres temos o dom de integrar as diferentes partes deste tabuleiro, enquanto nossos companheiros só conseguem ver as partes separadamente. Nessa mística, nós sempre achamos que o homem ideal é aquele que faz o que a gente quer que ele faça e o erro está exatamente nisso. O melhor é querer um homem que com as características de homem possa, nos entender com nossas características femininas. Assim unimos talentos diferentes como numa equipe de trabalho. Às vezes transportar para casa as ferramentas de trabalho pode dar certo, porque lá no ambiente hostil e competitivo desenvolvemos habilidades que podem nos deixar mais coerentes com nossos objetivos pessoais. Se temos paciência com nosso superior, que muitas vezes é agressivo, quer dizer que desenvolvemos a habilidade da paciência. Usar em casa pode mudar nossa vida. Nós mulheres geralmente queremos conhecer cada detalhe da história, enquanto os homens querem apenas as manchetes e ser for interessante eles vãos pedir os detalhes. Pode ser um exercício saudável colocar na manchete tudo que você precisa dizer objetivamente e sem rodeios. Pode simplificar a relação e adiantar o lado dos dois.
Ser ideal me parece ilusório, mas ser real pode ser uma boa saída para a insanidade coletiva que vivemos hoje.
Se você gostou e quer receber mais conteúdos como esse, cadastre-se em www.flavialippi.com.br
*Texto postado no meu antigo blog em 18/12/2004.