Blog
Como Sócrates faria?
- 14 de junho de 2021
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Flávia Lippi IDHL
Quero abrir com uma frase de um pensador que eu gosto muito, o Sócrates. Ele tem uma máxima que diz: “conhecer-te a ti mesmo é o início de toda sabedoria”.
O resumo do pensamento crítico é sempre a busca de referência, de motivo e de argumento.
Sócrates foi um filósofo da Grécia Antiga que nasceu por volta de 470 a.C. e continua revolucionando o pensamento ocidental. Ele é um divisor de águas da Filosofia Clássica, tanto que os filósofos que vieram antes dele são considerados pré-socráticos. Era conhecido principalmente pelos diálogos retóricos que tinha com seus alunos. As perguntas eram sempre o ponto de partida para auxiliar o outro a desenvolver o pensamento crítico.
E o pensamento crítico é, em si, um diálogo retórico e perguntas investigativas.
Muito prazer e obrigada por me acompanhar nesta viagem magnífica de se tornar um pensador ativo.
Eu sou Flávia Lippi, Jornalista científica de formação, empreendedora social de coração, cientista, educadora e escritora sobre neurociências e comportamento (organizacional, neuroeconomia, neuromarekting, neurobusiness, neuroliderança e outras neuras), gestão emocional e inovação nas relações de trabalho, as neuras.
Empreendedora desde a infância, fiz de uma boneca descabelada de uma criança que conheci na favela, uma missão de altruísmo. Fundei o IDHL, instituto sem fins lucrativos que leva conhecimento científico para a favela. Defendo a autenticidade e a compaixão no ambiente organizacional. Já tive mais empreendimentos que idade biológica. Criei o método e plataforma A EQUAÇÃO para levar autoconsciência, gestão emocional e saúde mental para o mundo corporativo e com o dinheiro arrecadado, levar o mesmo conhecimento para as favelas. Publiquei 14 livros e um best-seller. Sou Pós graduada em Neurociências e Comportamento, Gestão Emocional nas Organizações – Cultivating Emocional Balance, Mediação e Resolução de Conflito, Biopsicologia e Comunicação com o Mercado. Membro do Mind & Life Institute e Harvard Medical Center. Abraçadora profissional aposentada pelo coronavirus.
Então, vou navegar em caminhos sólidos e científicos para te apresentar um pouco esse conteúdo.
Me dediquei a transformar a maiêutica em literatura mão na massa. Até agora foram 10 livros em formato Box. A ideia é que cada Box tenha um assunto e seja desenvolvido a partir de 100 perguntas retóricas, ajudando ao leitor a desenvolver o pensamento crítico e a autoconsciência, através de perguntas investigativas.
Em 2010 eu lancei o Best-Seller “Coaching in a Box”. Depois dele, escrevi o “Coaching da Criatividade”, “Coaching do Amor”, “Spiritual Coaching”, “Detox Mental”, “Líder Transformador”, “Foco e Atenção”, “Sucesso & Fracasso”, “Mindset de Crescimento”, “Inteligência Relacional”, “Como Dizer Não” e “Pare de Procrastinar”.
Comece a desenvolver o seu pensamento crítico
A ideia é buscar os grandes desafios de nossa época e trazer à consciência, como Sócrates faria.
Se desejar conhecer um pouco mais sobre estas obras você pode falar comigo ou com nossa assessora de imprensa na Matrix Editora.