Blog
Hoje não olhamos para os céus com a mesma reverência
- 29 de maio de 2020
- Por: Flávia Lippi
- Categoria: Flávia Lippi IDHL IDHL Trecho de Livros
“Hoje não olhamos para os céus com a mesma reverência. E isso é uma pena. Ao nos distanciarmos dos céus, nos distanciamos de nossas origens e, por consequência, de nós mesmos. Esquecemos que viemos todos das estrelas, literalmente. Esquecemos que todos os elementos químicos que compões nossos corpos, nosso planeta e tudo a nossa volta originaram-se em estrelas que desapareceram há bilhões de anos, espalhando seus restos mortais – a matéria que existe no sistema solar, do carbono ao urânio – como se semeassem um jardim” (Marcelo Gleiser – cientista). As pessoas sábias estão sempre abertas a novas ideias e crenças, até a respeito de si próprias. O conhecimento de nós mesmos é fruto do crescimento pessoal. Os donos da verdade precisam descobrir a verdade a seu próprio respeito. Quando achamos que já chegamos, paramos de avançar. Aqueles que não aprendem com o passado vivem presos a ele. Até mesmo aqueles que conseguem o que querem precisam antes pedir o que necessitam. A coragem não é a ausência do medo, e sim a presença da fé apesar do medo. A mudança nem sempre é um hóspede bem-vindo. As mudanças rápidas são frequentemente temporárias, mas o crescimento lento transforma profundamente. O Ayurveda é a ciência mais antiga do mundo, anterior até mesmo à Chinesa, e ensina que a inteligência é informação e energia autorreferenciada.
Ou seja, é a habilidade de aprender por meio da experiência e de reinterpretar o mundo segundo nossas escolhas. Quando, através da nossa inteligência, fazemos opções diferentes, mudamos a energia e a informação que entram em nossa mente e nosso corpo e nos transformamos em quem realmente somos. O universo inteiro é pura energia e informação – ainda que organizadas de diferentes formas, seja como flor, madeira ou como corpo humano. Consciência igualmente é informação e energia.
E muito mais do que isso. Podemos nos referir a esse mais como inteligência. O corpo humano é um rio de inteligência – e como tal, está sempre mudando, apesar de parecer o mesmo. Algo tão sutil como nosso desejo pode alterar algo tão concreto como nosso corpo físico. O universo não existe por si só, mas apenas quando há um observador. A consciência é que permite essa experiência.
“Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos”, Shakespeare.
Nós somos feitos literalmente da mesma matéria dos sonhos, dos desejos, das vontades. Tudo isso é energia cósmica, que apenas se apresenta em diferentes graus de vibração.
Esse fato é maravilhoso, pois, aliado à nossa consciência (aquilo que nos define como seres humanos), significa que somos capazes de mudar nossa biologia pelo que sentimos e pensamos na face da Terra. Somos os únicos seres com tamanho poder.
Como isso é possível?
Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo por eles modificadas. O cérebro não distingue o que está fora de nós – a chamada realidade – e o que se passa dentro de nós. Ou seja: recordar uma situação estressante causa ao nosso corpo os mesmos danos de vivenciar aquilo, liberando em nosso organismo o mesmo fluxo de hormônios negativos.
O oposto também é verdadeiro: lembrar uma experiência maravilhosa nos faz revivê-la, banhando todo nosso organismo em hormônios positivos. Por tudo isso, precisamos aprender a usar nossa consciência para criar o corpo que desejamos. A ansiedade por causa de um exame, a depressão por alguma frustração: esses são sentimentos que passam. Sua contribuição para nosso processo de envelhecimento, porém, é permanente.
Então, o único modo de combater o processo é por meio de um compromisso diário com o bem-estar para a transformação perene. Reverter o envelhecimento em dez passos práticos é a proposta de Deepak Chopra e David Simon em um de seus livros, cuja base está no desenvolvimento de uma consciência formadora de hábitos saudáveis. Os autores acreditam que os princípios da milenar sabedoria Ayurvedica indiana combinados a estudos científicos podem criar esta nova conscientização, capaz de eliminar quinze anos do relógio biológico em relação à idade cronológica.
“Cada impulso de experiência é transformado na química e na eletricidade do corpo; cada pensamento, sensação e sentimento provoca reações no sistema nervoso, gerando mensageiros químicos que regulam o organismo.” A maneira de pensar e agir, portanto, é decisiva no processo de envelhecimento, que pode se dar com mais alegria, motivação, tranquilidade e amor.
“Torne-Se Mais Jovem, Viva Por Mais Tempo” é uma ampliação do método descrito no livro “Corpo Sem Idade, Mente Sem Fronteiras”, publicado em 1993. Naquela obra, Deepak Chopra apresentou o princípio fundamental que levou milhares de pacientes do Chopra Center for Well Being a mudanças profundas na qualidade de suas vidas: o corpo humano não é um maquinário biológico que se deteriora ao longo do tempo.
Em vez disso, os seres humanos são redes organizadas de energia, informação e inteligência, capazes de se transformar e se renovar. Os dez passos práticos, explicitados em cada capítulo, são compostos por três ações diárias. Além disso, são oferecidas as ferramentas para que o leitor atinja um equilíbrio entre mente e corpo. São eles:
É possível reverter a idade biológica (Dr. Wayne W Dyer):
- Ao mudar as percepções
- Através de dois tipos de repouso profundo – consciência tranquila e sono tranquilo
- Ao nutrir amorosamente o organismo, valendo-se de uma alimentação saudável
- Ao usar complementos nutricionais com sabedoria
- Ao realçar a integração entre corpo e mente
- Através de exercícios
- Ao eliminar as toxinas da vida
- Ao cultivar a flexibilidade e a criatividade na consciência
- Através do amor
- Ao manter uma mente jovem
Com felicidade e controle do estresse vem a longevidade e o rejuvenescimento.
A longevidade permite chegar à meta da vida saudável, a iluminação, o retorno à nossa essência, o estado de pura consciência, verdade absoluta e bem-aventurança. Para isso é preciso disciplina e prática meditativa: a disciplina interna faz com que a mente saia desse estado de exteriorização que ela vive e a de volta para dentro, exercendo as diversas etapas da consciência até chegar ao âmago da pessoa – o ser, a consciência pura. A verdade é essa consciência imutável dentro de nós.
Um dos grandes obstáculos para se alcançar a maestria da longevidade, a realização da vida, é a doença, o desequilíbrio interno. A desarmonia interna provoca dor e doença, e uma pessoa doente é alguém que dificilmente tem capacidade de manter a mente em paz e suprimir as modificações dela.
Ou seja, manter a mente em paz pressupõe um bom estado de saúde – se você não tem saúde, é muito difícil que sua mente fique em paz. Isso acontece porque os chamados da natureza física te trazem para o corpo e te obrigam a ficar ali. A mente está dividida, e quando o corpo está sentindo alguma dor ele puxa a consciência para lá até que você resolva aquilo.
O que é que você busca com a saúde?
Saúde não é uma meta, não é uma finalidade da vida; saúde é um caminho. Você tem saúde para quê? Para alcançar os objetivos fundamentais da sua existência.
E o objetivo fundamental da sua existência consiste na procura dessa verdade eterna na busca dos seus objetivos essenciais. Você é único na maneira como manifesta o seu humor biológico.
A divisão de nossa estrutura psíquica e física na sua constituição e as qualidades expressadas por elas são individuais, assim como as impressões digitais.
Um dos princípios básicos de Ayurveda é que os semelhantes se reforçam (em inglês, like increases like). Como o objetivo desse sistema de rejuvenescimento é o equilíbrio, não queremos reforçar o que já é predominante, pois essa soma subtrai saúde.
O que queremos é trazer para nossa constituição aquilo que temos em menor quantidade. O sono equilibrado, a alimentação equilibrada e a atividade sexual adequada são os pilares da boa saúde.
Para quiser receber dicas práticas e insights que podem te ajudar a desenvolver sua produtividade sem perder a saúde e conhecer mais o Biohacking raiz, me siga nas redes sociais em @flavialippi.
Entre também no nosso grupo do Telegram: https://t.me/aequacao